Tecnologia do Blogger.

Notas sobre o (não) saber

  Esses dias ouvi qualquer coisa sobre todo mundo ser poeta/escritor nessa ~ contemporaneidade ~ e que nós brasileiros lemos pouco [pausa]. 

*

 Escrever implica em alguma responsabilidade? Algum compromisso com a verdade?

*

 Sigo com a escrita como tentativa de sobrevivência. A vida sufoca! e escrever me ajuda a transpirar. 

*

 Tem uma coisa em especial que tem me angustiado... E encontrei ressonância do que sinto num texto da Eliane Brum, que ao falar sobre a boçalidade do mal, alerta-nos para a relação que nos últimos tempos temos tido com o saber e, consequentemente, com o não saber:

 "E quando me refiro à ignorância, me refiro também a declarações de não saber
 e de não querer saber e de achar que não precisa saber." 

  Insistamos: saber!
  Há muito ódio na rua e esse ódio também é meu. A irracionalidade dos outros reflete na minha própria limitação de pensar. Reconheço-me a certo grau em cada injustiça feita, em cada desrespeito proclamado e com os casos de intolerância também. Reconheço porque sei que também sou passível de tudo isso... Mas me parece que alguns insistem que o inferno são os outros, num viés bem literal...
   Ainda bem que Foucault, em Prefácio (Anti-Édipo), aponta aquele fascismo reticente "que está em todos nós, que persegue nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz amar o poder, desejar essa coisa que nos domina e nos explora". Parece difícil reconhecê-lo em nós mesmos, mas ao mesmo tempo me parece essencial perceber essa fagulha justamente para não abrasá-la.
  A luta para não reproduzir a lógica opressora é diária e acredito que o pensamento e a crítica são importantes aliados nesse levante.

  Poder Saber ~ Poder Pensar ~ Poder Escrever 
 Esmiucemos! 
*

 É legítimo não querer saber? E escrever? E sambar, é importante? 


*

 E se alguém perguntar por aí, diz que

o meu desejo é buscar a intimidade com as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário